ColunaDaGiulia - STREETWEAR DE LUXO

25 de Junho de 2019 - Por Luciana Peres
 

    Já faz parte de um passado muito distante a ideia de que o universo hip-hop é excludente. Grandes figuras da atualidade do gênero musical, que hoje é o mais popular nos Estados Unidos, estão presentes nas primeiras filas das semanas de moda, nas passarelas, em editoriais de grandes marcas francesas, e até mesmo lançando coleções colaborativas com produtos super procurados (sempre esgotados) e de altíssimo valor agregado.  O hip-hop ganhou a força que Hollywood tinha, hoje é a maior força global na cultura de entretenimento, e as marcas acordaram para essa realidade. A indústria da moda mudou completamente sua postura sobre o hip-hop. 

    Os jovens das gerações Y e Z se tornaram consumidores em potencial de produtos que antes eram direcionados somente para o público feminino e clássico, e isso aconteceu diante da incorporação de elementos considerados super femininos nos looks de rappers. Essa “ousadia” fez com que marcas como Chanel, Louis Vuitton, Gucci, e várias outras, caíssem no gosto de jovens e também transformou a coleção dessas marcas que viram grande potencial nesse novo público que os rappers poderiam trazer às maisons. Além de muitas mudanças nas passarelas e nas estratégias de marketing das marcas, essa união de dois universos bem distantes também ajuda a derrubar fronteiras, e construir pontes, levando a moda das passarelas para as ruas com referências que de fato representem o público que a veste. Em uma entrevista o rapper A$AP Rocky disse: “É importante para os jovens desta geração e da próxima verem pessoas que se parecem com eles ou que os inspire, porque a moda não é mais sobre a elite”. 

    Pensando nessas transformações, várias marcas bem conhecidas abraçaram o universo hip-hop, e a streetwear. Gucci(1)apresentou em 2016 uma coleção com jaquetas, bolsas e camisetas estampadas com releituras do logo da marca pintadas pelo artista Trevor "Trouble" Andrew. Burberry(2) investiu em uma parceria com o estilista russo que é um dos maiores nomes do streetwear, Gosha Rubchinskiye essa união resultou em looks com mistura de elementos esportivos com peças inconfundíveis da grife. Tommy Hilfiger(3) e a Vetements, marca francesa que aposta no estilo de rua, lançaram uma coleção-capsula com bonés, moletons, meias e camisetas. A Chanel(4) resolveu investir pesado na imagem de Pharrell Williams, primeiro colocando ele em campanhas, desfiles e o elegendo como embaixador da marca, e agora lançam uma coleção-cápsula que mostra um lado da marca mais diverso, colorido, jovem, menos luxury e mais sintonizado com o momento atual. Marc Jacobs(5) lançou em 2017 uma coleção com inspiração no ambiente em que o movimento hip-hop nasceu, as ruas! A coleção tem elementos que foram ícones do movimento nos anos 70, tem peças bem usáveis e que mostram a evolução do estilo hip-hop. 

    Várias outras marcas também usaram do poder que os rappers têm sob o público jovem, e inovaram em suas coleções, tornando-as mais modernas e verdadeiramente representadas por um público que antes era excluído das referências de moda. A moda que chega nas ruas agora também vêm das ruas! 

 

 

 

Por @giulianestor


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TAGS Moda , News , ColunaDaGiulia , Giulia , Luciana , CDL , Streetwear , Luxo , Fashion

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