ColunaDaGiulia - ESPORTIVO x CASUAL

31 de Maio de 2019 - Por Luciana Peres
 

 

    Já têm algum tempo que os moletons, calças jogger e jaquetas bomber saíram do ambiente esportivo para se espalharem por vários outros ambientes que não eram tão habituais. Essa tendência tem nome, Athleisure, mistura das palavras atleta + lazer em inglês, termo perfeito para definir o público que se encaixa nesse nicho de mercado (que é bem grande por sinal). Nada mais é do que um novo movimento que só cresce desde 2014, onde grandes estilistas começam a ver com novos olhos as peças esportivas diante das mudanças de hábitos em que estamos vivendo, e transformam o activewear em peças de desejo.

    O comportamento com relação a saúde e prática de esportes tem mudado em todas as idades, a procura por alimentos saudáveis e diferentes formas de manter o corpo em movimento aumentou, e tudo isso virou uma febre tão grande que transformou até mesmo o modo de vestir, trazendo um mix de estilo e conforto para qualquer ocasião.

    Esse novo mood sport que se mistura com o casual e formam um estilo único e democrático têm como prioridade aliar o conforto, praticidade e a funcionalidade que somente a indústria esportiva oferece hoje em dia no mercado. Começou alguns anos atrás quando o tênis aos poucos foi inserido nas produções casuais em modelagem enxuta, até chegarmos no que vemos hoje com modelos robustos à la Balenciaga (1) inspirados nos modelos esportivos dos anos 80 e 90. As cores primárias dos uniformes de times (2) junto com as calças inconfundíveis Adidas (3) com listras laterais transitam hoje dos office looks até os looks sofisticados! As típicas jaquetas bomber (4) que sempre vimos no vestuário masculino dos filmes hoje aparecem com shape mais encorpado para produções informais, e entraram até na onda do oversized com várias marcas usando e abusando da modelagem para reinventar os padrões e marcar sua identidade no mercado. Os tops também saíram das academias, e ficaram mais estilosos além de funcionais. Marcas como a Dior (5) aderiram a tendência com modelos marcados pela logomania para remeter ainda mais ao estilo esportivo, mas sempre mantendo o luxo pertencente à marca, e colocando o modelo em produções mais sofisticadas. E não podemos deixar de falar das polêmicas bermudas de ciclistas (6), que foram hit nos anos 90, assustaram um pouquinho quando voltaram recentemente, mas logo dominaram o street style. A peça caiu no gosto da mulherada e começou a ser usada até com casacos compridos e peças de alfaiataria. Marcas que conhecemos bem entraram afundo nesse universo, Animale (7) com a linha Move e Farm (8) na colab com a Adidas, e ambas fizeram coleções que marcaram a transição das roupas esportivas para o look casual no mercado brasileiro.

    Assim como várias outras tendências, a Athleisure teve início em terras norte-americanas, mas não se trata de um assunto estranho para nós brasileiras. Devido ao clima tropical e estilo de vida que se leva em nosso país, as peças esportivas e confortáveis estão sempre presentes em nosso dia a dia. Acredito que o grande desafio dessa tendência não é inserir peças esportivas no nosso guarda-roupas, e sim inovar, criar combinações inusitadas, brincar com as várias possibilidades que o mix esporte + casual podem oferecer, mesclar com o chic, inserir uma peça sofisticada de cá, um salto de lá, e assim o Athleisure faz mais sentido, simbolizando o tão cobiçado bem-estar e acompanhando as transformações do lifestyle contemporâneo.

    Montamos 3 looks seguindo essa linha com a ajuda da loja Maria Bella para mostrar como essa tendência está inserida naturalmente nos nossos dias e como também podemos inovar usando peças com modelagens diferenciadas ou mistura de texturas, como a calça jogger e o tricô. Todas as peças são da nova coleção outono inverno e estão disponíveis na loja!

 

Por @giulianestor

Looks Maria Bella
Se gostou, compartilhe!

TAGS Moda , News , Coluna , Giulia , Luciana , CDL , Athleisure , Esportivo , Casual , Tendência

Inscreva-se
em nosso canal.

Um ponto de encontro para quem curte moda, make, decoração e umas coisinhas a mais!

Siga @ lucianapeeres no Instagram