ColunaDaGiulia - CONHEÇA AS MARCAS ESTREANTES DO SPFW 47

16 de Maio de 2019 - Por Luciana Peres
 

 

Que o SPFW é o maior evento de moda do Brasil nós já sabemos, que os modelos vistos nas passarelas ditam algumas tendências que veremos nas ruas também já sabemos, mas dessa vez precisamos falar das novas marcas, as estreantes na 47ª edição do SPFW e que se destacaram tanto quanto as veteranas do evento. São elas: Another Place, Flávia Aranha, Haight, Neriage e Ocksa.  

Apesar de propostas completamente distintas, as cinco marcas tem algo em comum, a preocupação com a cadeia de produção, sustentabilidade, moda sem gênero e rompimento de ideologias dominantes são algumas inspirações das grifes. Temas que me interessam muito. 

A marca pernambucana Another Place foi criada em 2015, e apesar de estreante no SPFW, já desfilou na semana de moda de NY. Nesta edição do evento, a ANP apresentou sua coleção “All I See Is You”, com uma abordagem sobre como se relacionar com o mundo digital (demonstraram claramente isso com os celulares nas mãos das modelos), com as diversas formas de se comunicar com as pessoas e com o mundo. Nessa coleção o diretor criativo trouxe como novidade a alfaiataria para somar no ambiente esportivo e na ausência de gênero que já eram típicos da marca. A proposta do desfile foi uma apresentação comercial e de fácil comunicação, mas com propostas bem diferenciadas, o que torna bem mais atrativo para a passarela.  

Em parceria com a Levi’s, a ANP também contou com peças customizadas, que serão vendidas com o lucro 100% revertido para a casa 1, centro de cultura e acolhimento de LGBTS.  

Flávia Aranha estreou no SPFW e mostrou maravilhosamente bem como se faz a sua moda, com fluidez, seus tecidos naturais, sua pigmentação natural preparada em seu ateliê, tudo testado e pensado para que não prejudique o meio ambiente. Essa sempre foi a base do trabalho de Flavia. A transparência da marca é algo que vai muito além do material, mas também é mostrar para as clientes todas as mãos que a peça passa até chegar na loja. A mão-de-obra é especializada e valorizada, e podemos ver essa valorização ao final do desfile, quando não somente Flavia recebeu os aplausos, mas sim toda sua numerosa equipe que entrou na passarela. Particularmente era a coleção que eu mais esperava assistir! 

A Haight, de Marcela Franklin, tem apenas quatro anos, e pisou pela primeira vez no SPFW com referências da moda dos anos de 1950 e 1960 recriadas com design minimalista, bem diferente do estilo tropical que estamos acostumados. Com cartela de cores sóbria e materiais como náilon e tricô, a marca apresentou uma coleção que fala sobre o autoconhecimento. “Temos peças que seguem uma linha de volume, proporção e materiais para a praia, mas o que a Haight tem de mais carioca é o comportamento da menina que está na praia e acaba indo pra um outro lugar, alguma festa durante o dia e depois à noite”, explica Marcela. 

Inspirada nos movimentos da dança e nas suas possibilidades de expressão, Rafaella Caniello estreou no SPFW com a Neriage e apresentou uma coleção descomplicada, sofisticada e bem comercial. Tudo nessa coleção intitulada “Ensaio Sobre Nós” falou de movimento e pareciam até que iam voar! Um dia leve e marcante para a jovem estilista Rafaella.  

A Ocksa, fundada por Igor Bastos Crivellaro, iniciou seus trabalhos em 2013 e logo se apresentou em importantes semanas de moda, como Antuérpia, Berlim, Milão, Nova, York, Paris e Vancouver. No Brasil, já havia desfilado na semana de moda do Rio de Janeiro, em Fortaleza e em São Paulo pela Casa dos Criadores. Para Igor, a estreia no SPFW marca uma nova fase, onde apresenta a grife para um público que ainda não a conhece, e aumenta consideravelmente sua visibilidade. Ocksa é independente, o que torna o desafio ainda maior. A marca apresentou uma coleção bem urbana, celebrando a diversidade e inspirada na poesia das cidades e das ruas e pela possibilidade de trocas e histórias em qualquer lugar do mundo. A grife que já é conhecida pelas suas sobreposições, mostrou muitas misturas de texturas incríveis.   

 

Fotos: Zé Takahashi/ Fashion Forward  

 

Por: Giulia Nestor @giulianestor

ANOTHE PLACE - SPFW47
FLÁVIA ARANHA - SPFW47
HAIGHT - SPFW47
NERIAGE - SPFW47
OCKSA - SPFW47
Se gostou, compartilhe!

TAGS Moda , SPFW , News , Coluna , Giulia , Sustentabilidade , Luciana , CDL

Inscreva-se
em nosso canal.

Um ponto de encontro para quem curte moda, make, decoração e umas coisinhas a mais!

Siga @ lucianapeeres no Instagram