Dicas Da Nathi - Ansiedade

28 de Junho de 2017 - Por Luciana Peres

Ansiedade é uma condição psicológica em que o indivíduo encontra-se num estado de apreensão desagradável, às vezes com uma preocupação maior do que a exigida pela situação, e que pode causar diversos sintomas, como, irritabilidade, insônia, compulsão alimentar, desejo incontrolável por doces, dor de cabeça, dor no peito e diversos outros. Esse desequilíbrio emocional desencadeia a sensação de mal-estar e pode resultar em prejuízos na saúde. Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas uma alimentação adequada e equilibrada também pode minimizar o problema.

Alguns alimentos contêm minerais, vitaminas e aminoácidos, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar. Conheça quais são eles:  

 

- Frutas cítricas - laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi - são fontes de vitamina C, o que auxilia na redução da secreção do cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade.

 

- Banana é rica em triptofano, um aminoácido que é convertido em serotonina, neurotransmissor do bem-estar e relaxamento, e por isso pode ter papel importante no tratamento da ansiedade, auxiliando também a reduzir a compulsão por doces.

 

- Cereais integrais, germe de trigo, banana, oleaginosas como a avelã e vegetais verde-escuros, como o espinafre, são alimentos ricos em vitaminas do complexo B (especialmente a vitamina B6, além de B1, B5, B9 e B12), importantes para a conversão de triptofano em serotonina, ajudam a combater a ansiedade, inclusive durante a TPM.

 

-Maça é fonte de vitaminas A, B1, B2, B6 e C, e de zinco, magnésio e selênio, ajuda diminuir os transtornos de ansiedade.

 

- As carnes e peixes contêm um aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado Gaba, utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade de forma natural.

 

- Alguns chás, como maracujá, melissa e mulungu têm ação ansiolítica.

 

Se você notou sinais de ansiedade, como sentimento de aperto no peito, falta de concentração, compulsão alimentar, insônia e pensamentos ruins, procure se acalmar com esse tipo de alimentação, faça receitas caseiras, prepare chás. Faça no seu café da manhã um suco relaxante, pode aliviar os sintomas, anote a receita:

 

 

 

Suco Relaxante:

- 1 Laranja

- 1 Banana

- 1 Castanha do Para

- 1 Colher de Chá de Mel

- 1 Copo de Chá de Melissa

 

Bata tudo no liquidificador e acrescente gelo se preferir.

 

Nathalia Lara Souza - Nutricionista, Mestre em Ciência dos Alimentos, Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional

Única Cento Estético- tel (35) 3561-2736, 99815-2736
Se gostou, compartilhe!

TAGS Ansiedade , alimentação , saúde , sucos , dicas , nutricionista , tpm , combater , Nathalia Souza Lara , Luciana Peres

Inscreva-se
em nosso canal.

Um ponto de encontro para quem curte moda, make, decoração e umas coisinhas a mais!


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/1/de/6c/icbasic/public_html/sites_mediaplus/coisasdelu.com.br/implement/InstagramImplement.class.php on line 102

Siga @ lucianapeeres no Instagram